Skip to main content

Exposição «Intervenção de conservação e restauro da coleção de arqueologia industrial da Central do Caldeirão (2020-2023)»

A partir de 27 de setembro às 00:00 até 20 de setembro às 00:00

Exposição de longa duração que exibe, após um cuidadoso trabalho de recuperação, as máquinas da antiga Central do Caldeirão, bem como conteúdos referentes aos seus trabalhadores.

Inaugurado em 1 de maio de 2023, este núcleo museológico é fruto da recuperação da antiga Central hidroelétrica de Torres Novas, que teve um período de funcionamento entre 1923 e 1984.

A fase inicial da Central do Caldeirão contou com o industrial José Manuel Ferreira (1874 –1948) a liderar o processo de aquisição de maquinismos e o processo de produção.

A partir de meados da década de 1930 foi constituída uma empresa por quotas, a Empresa Industrial de Electricidade do Almonda, que até 1984, foi a responsável pela gestão, produção e a distribuição de energia elétrica na cidade e no Concelho de Torres Novas.

Pela Central passaram mais de 150 trabalhadores, entre eletricistas, maquinistas, pessoal administrativo, serventes, serralheiros, pessoal técnico e da manutenção, atendimento e cobrança.

Vila
Visão geral da privacidade

Este sítio Web utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso sítio Web e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do sítio Web que considera mais interessantes e úteis.